Técnico Integrado em Agroindústria na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos

Conheça o curso

Descrição: Operacionaliza o processamento de alimentos nas áreas de laticínios, carnes, beneficiamento de grãos, cereais, bebidas, frutas e hortaliças. Auxilia e atua na elaboração, aplicação e avaliação de programas preventivos, de higienização e sanitização da produção agroindustrial. Atua em sistemas para diminuição do impacto ambiental dos processos de produção agroindustrial. Acompanha o programa de manutenção de equipamentos na agroindústria. Implementa e gerencia sistemas de controle de qualidade. Identifica e aplica técnicas mercadológicas para distribuição e comercialização de produtos.

Perfil: O curso Técnico em Agroindústria em sua organização curricular deverá proporcionar uma formação profissional centrada na aquisição e/ou construção da capacidade de: Acompanhar e supervisionar todas as fases da industrialização de matérias primas do agronegócio; Analisar, selecionar, classificar e armazenar a matéria-prima e produtos de origem animal e vegetal; Trabalhar no controle do processo industrial, sugerindo melhorias e modificações; Atuar diretamente no desenvolvimento de novos produtos; Elaborar programas de trabalho com metas, organização e qualidade nos processos industriais; Aplicar técnicas de laboratório para controle de processos e qualidade dos produtos, determinar os constituintes dos alimentos e suas propriedades; Elaborar, aplicar e monitorar programas higiênicos e sanitários na produção agroindustrial; Implantar e gerenciar sistemas de controle de qualidade; Preparar relatórios e registros das atividades sob sua supervisão; Atuar na área de processos, determinando as medidas necessárias para a redução de custos e a maximização da qualidade na industrialização do alimento. Ter domínio dos princípios e fundamentos científico-tecnológicos que precedem a formatação de conhecimentos, bens e serviços relacionando-os como articulação da teoria e da prática capazes de criar e recriar formas solidárias de convivência, de apropriação de produtos, conhecimentos e riquezas; Compreender que a concepção e a prática do trabalho relacionam-se e fundamenta-se, em última instância, à construção da cultura, do conhecimento, da tecnologia e da relação homem-natureza.

CÂMPUS ITUMBIARA


Vagas: 30 por ano
Duração: 7 semestres
Carga Horária: 2515 horas
Turno: Noturno
  • Projeto Pedagógico

    Ainda não disponível
  • Grade Curricular

    A "Grade Curricular" é um termo utilizado conforme orientação do Art. 47 da Lei 9.394/96
  • Corpo Docente


    DISCIPLINAS OFERTADAS NO SEMESTRE

  • Certificação

    Técnico em Agroindústria

  • Contato/Local

    Coordenador: Gláucia Aparecida Andrade Rezende
    E-mail: ctaq.itumbiara@ifg.edu.br
    Telefone: (64)2103-5638

    Câmpus Itumbiara

    End: Av. Furnas, Nº 55, Village Imperial. CEP: 75524-010. Itumbiara-GO.

    PABX: (64)2103-5600

  • Como estudar no IFG

    O ingresso nos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos é feito por meio de palestra e entrevista.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.
Reitoria: Av Assis Chateaubriand, 1658, Setor Oeste, Goiânia-GO
Sistema Guia de Cursos. Desenvolvido por IFSC e customizado por IFG